À medida da sua necessidade,
        do seu espaço e do seu tempo

Área Cliente

As Chagas, também conhecidas como Capuchinhas devido à forma que a flor tem, que reproduz dizia-se, o capuz de um frade.

As Capuchinhas são plantas anuais, que podem ser trepadeiras ou rastejantes, sendo excelentes para cobertura do solo, ao impedir o crescimento de outras ervas indesejáveis.

Não são muito esquisitas quanto ao solo pois dão-se bem em solos pobres. A sua semente (de considerável dimensão) deve ser semeada na Primavera, a 30 cm de distância, a 1 cm de profundidade, sendo normal que as primeiras flores apareçam aproximadamente 8 semanas após a germinação. A germinação pode ser adiantada se as sementes forem colocadas em água morna por 24h e depois semeadas em tabuleiro, copo de iogurte ou vaso e transplantadas quando atingirem 4 a 6 folhas verdadeiras.

 Na variedade trepadeira é aconselhável a colocação de estacas ou treliças para evitar que esta se extenda sobre o solo. Podem ser podadas para impedir que invadam zonas da horta onde impeçam o crescimento de outras plantas

Gostam de estar a pleno Sol em climas menos quentes e a meia-sobra em climas quentes. As variedades anãs desenvolvem-se muito bem em vaso de 20 cm de diâmetro, sendo uma boa opção para complementar uma horta de varanda.

As flores devem ser colhidas quando estão completamente abertas e têm um sabor semelhante ao agrião.

Na horta e no pomar, é uma planta companheira, pois atrai a si o piolho ou pulgão, afastando-os de outras plantas nas quais a sua presença levaria à debilidade da planta prejudicando a produção destas na horta. Perto das couves afasta a mosca branca.

Já pensou onde vai colocar as suas capuchinhas?