À medida da sua necessidade,
        do seu espaço e do seu tempo

Área Cliente

A Couve Rábano, ao contrário do nabo a que erradamente possa ser associada, cresce acima da terra. Aqui não são as raízes que são consumidas mas o caule. Dependendo da variedade, o caule pode ser verde claro ou azul-violeta. Debaixo da casca, a couve-rábano é branca.

O sabor é semelhante ao da couve-flor, mas é um pouco mais picante. A Couve-rábano pode ser comida crua e cozida, sendo um vegetal pobre em calorias mas rico em nutrientes.

È muito fácil de crescer na sua horta. Veja como!

A Couve-Rábano é uma Brássica, que gosta de temperaturas entre os 18º e os 25º ao contrário de outras couves que prefrem temperaturas mais baixas. Gosta de sol direto e de bastantes horas de luz, portanto, não a coloque num local com sombra na sua horta. Desenvolve-se melhor num solo rico em matéria orgânica, que nao encharque, mas gosta de ser regularmente regada. No entanto, após estar bem desenvolvida suporta a falta de água melhor que as suas amigas couves.

Sementeira e plantação:

Como gosta de temperaturas mais amenas, pode ser semeada de Janeiro a Maio, consoante os locais. A couve-rábano é algo sensível ao transplante, por isso seja cuidoso (ou cuidadosa) quando a transplantar para local definitivo. assim que as mudas atingirem 3 a 5 cm de altura e tendo já 2 folhas definitivas. Como não atinge grande profundidade radicular pode ser plantada em vasos ou floreiras. Umas vez que a profundidade radicular não e grande tenha cuidado ao limpar o terreno circundante das ervas infestantes.

Deixe uma largura plantação aproximadamente de 40x30 cm.

Colheita:

A colheita da couve-rábano ocorre de 40 a 65 dias após a sementeira. Os caules globulares devem ser colhidos com uma faca, logo por cima da terra, cortando o sistema radicular. As folhas da couve-rábano também podem ser consumidas, sendo deliciosas e muito semelhantes ao sabor das folhas novas dos bróculos.

A colheita deve ser realizada antes que os caules globulares ultrapassem a cerca de 8 cm de diâmetro, uma vez que acima deste diâmetro passam a ser lenhosos e desagradáveis para o consumo.

Como cozinhar:

A couve-rábano pode ser consumida crua ou cozida. Deve retirar as hastes a partir do caule antes da utilização. Descasque o talo, corte-o em fatias e depois em tiras ou cubos. A Couve-rábano fresca deve ser cozida por 15-20 minutos. Escorra a água e adicione a noz-moscada à couve-rábano. A Couve-rábano também é adequada para recheio ou crua em uma salada.

E agora? Quer iniciar a sua sementeira? Veja aqui na nossa loja as sementes de Couve-Rábano.