À medida da sua necessidade,
        do seu espaço e do seu tempo

Área Cliente

O rabanete (Raphanus sativus), pertencente à família Brassicaceae na qual se encontram outras plantas tais como a couve, o nabo a mostarda. A raíz é tuberosa, podendo ser redonda ou alongada. Os rabanetes externamente podem ser de várias cores, do vermelho, ao rosa, roxo, branco, verde, preto e amarelo ou creme, embora o seu interior seja sempre branco.

Os cultivares asiáticos são conhecidos como rábanos, têm caracteristicas um pouco diferentes, tais como as exigências de temperatura e número de dias de crescimento. Um rábano muito conhecido é o rábano Diakon.

Excelente para ser consumido em dietas pois ajuda na digestão de amidos e gorduras.

 Como é feita a sementeira?

O rabanete germina e cresce melhor a temperaturas entre os 8°C e 20°C, mas existem variedades  adaptadas a outras condições climatéricas.

Pode crescer sob sol direto ou na sombra parcial desde que a luminosidade seja alta. Se não receberem sol suficiente ficarão grandes em cima e muito pequenos na parte de baixo da raiz. Um pormenor importante tem a ver com a temperatura do solo: quanto mais quente for o solo, mais picante será o rabanete, razão pela qual em Verões muito quentes este poderá ser mais picante.

 O solo para o rabanete deve ser solto e fofo, sem pedras para que as raizes não cresçam deformadas e claro, bem drenado. O rabente gosta de um solo mantido húmido, pois as variações hídricas prejudicam o seu correcto desenvolvimento. Gosta de um solo rico em matéria orgânica mas não é uma planta exigente em azoto.

 As variedades de pequeno porte, tal como o conhecido Cherry Bell podem ser cultivadas com facilidade em vasos e floreiras.

As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo, podendo ser espaçadas muito facilmente. O rabanete pode ser cultivado entre as linhas de plantas da horta como a alface, a cenoura, o pepino, o feijão-verde, a ervilha ou o espinafre, uma vez que é uma planta de crescimento rápido. O espaçamento varia com a variedade mas o normal é que seja de 10x8 cm.

 O rabanete pode ser colhido 4 a 5 semanas após ter sido semeado. Para não ter raízes rachadas, assegure a ausência de pedras no solo e mantenha uma rega constante, evitando deixar secar o solo.

Boa Sementeira!