À medida da sua necessidade,
        do seu espaço e do seu tempo

Área Cliente

Hoje é dia de sementeiras por aqui. Começámos a preparar as primeiras sementeiras das nossas culturas de Primavera-Verão. Durante o mês de Fevereiro iremos continuar e assim escalonar plantas para serem transplantadas em diferentes períodos nas hortas dos nossos clientes. Sim, porque o nosso clima é cada vez mais instável e começa a ser difícil manter as tradicionais datas para sementeira e cultivo de muitas das nossas hortícolas.


Muitas pessoas têm-nos questionado qual a melhor mistura para sementeira.

Há várias misturas adequadas a diferentes a sementes, pois existem sementes difíceis de germinar e outras que germinam em qualquer condição. O Tomate é uma semente muito simples de germinar pois se a semente for de qualidade, germina rapidamente (no espaço de uma semana é possível ver algumas sementes a romperem a terra de sementeira) e não necessita de nenhuma mistura especial.

Passo a explicar como fazemos na Horta à Medida:

  1. Preenchemos os tabuleiros de sementeira como substrato universal, certificado, até meio do alvéolo;
  2. Calcamos com os dedos para forrar o alvéolo e criar uma cama para a semente;
  3. Colocamos 1 a 2 sementes em cada alvéolo;
  4. Preenchemos o tabuleiro agora com substrato de sementeira certificado;
  5. Calcamos novamente e colocamos mais substrato de sementeira até preenchermos o topo do tabuleiro.

Porque razão não misturamos areia e vermiculite? Porque a experiência mostrou-nos que a taxa de germinação das sementes não diminui com esta mistura, permite-nos usar tabuleiros de sementeira com alvéolos maiores, criando um torrão à volta das raízes maior e diminuindo o choque do transplante, criando plantas mais fortes e resistentes.

Já começou a sua sementeira?